Gêneros Jornalísticos: Informativo, Opinativo, Interpretativo, Diversional e Utilitário.

Gênero jornalístico é um grupo de formatos jornalísticos, com características diferentes, mas que possuem um objetivo em comum.

Os principais gêneros jornalísticos são: informativo, opinativo, interpretativo, diversional e utilitário.

Gênero Jornalístico Informativo

 Possui a função social de vigilância social, pois permite que a sociedade consiga informações e dados para questionar, fiscalizar e sugerir mudanças positivas na vida dos cidadãos.

Quais são os formatos que fazem parte do gênero jornalístico informativo?

Formato Jornalístico: Notícia

A notícia é o formato jornalístico mais conhecido, ela está presente nos jornais, rádio, tv, internet, etc. sendo produzida de forma cada vez mais rápida. A principal característica da notícia é a sua factualidade, ou seja, existe uma certa urgência ao fato que é narrado pela notícia, portanto, caso não seja publicado o mais breve possível, acaba perdendo o seu valor por não estar mais atualizado. A notícia é mais curta e objetiva do que outros formatos. Uma das dificuldades dos veículos de comunicação é produzir notícias rapidamente, sem perder a qualidade das informações divulgadas e sem deixar de realizar uma apuração adequada dos dados.

Por fazer parte do gênero informativo, a notícia deve ser transmitida ao receptor de forma direta, objetiva e imparcial, sem emitir a opinião do jornalista que a escreve ou do veículo que a publicou.

Características da notícia:

  • Factual, urgência em informar o receptor;
  • Conteúdo curto e objetivo, apenas as principais informações;
  • Múltiplos formatos: digital, impresso, tv, rádio etc.

Estrutura da notícia

A estrutura da notícia forma uma pirâmide invertida, com o primeiro parágrafo (lide, lead) respondendo as principais perguntas do receptor:

  • O que?
  • Quem?
  • Como?
  • Quando?
  • Onde?
  • Por que?

Valor notícia

Valor notícia é o conjunto de critérios/regras utilizados para definir qual é a relevância de um fato como notícia e qual nível de destaque ele deve receber nos veículos de mídia.

Exemplos de critérios utilizados para avaliar se um fato é notícia ou não:

  • Apelo: existem fatos que geram a curiosidade das pessoas. Nesses casos, quanto

maior por esse apelo, mais importante o acontecimento será como notícia;

  • Empatia: caso um acontecimento gere um forte sentimento de empatia e de

identificação das pessoas (audiência), ele terá um valor maior como notícia;

  • Ineditismo: quanto mais inédito for um fato, mais importante ele será como

notícia;

  • Interesse: fatos que afetam uma grande quantidade de pessoas tendem a ser

mais relevantes em termos de valor-notícia;

  • Probabilidade: quanto menos provável for um acontecimento, maior o seu valor

segundo esse critério;

  • Proximidade: quanto mais próximo geograficamente da audiência do veículo,

mais relevante é o acontecimento.

Formato Jornalístico: Nota

Também do gênero informativo, a nota é um texto reduzido, informando o receptor, de forma breve, algum acontecimento. A nota apenas responde o lide, sem trazer informações complementares sobre o acontecimento.

Formato Jornalístico: Reportagem

A reportagem, como a notícia, também está muito presente na nossa vida, e geralmente as pessoas costumam usar os termos notícia e reportagem como sinônimos, mas isso está incorreto. A reportagem informa ao receptor com profundidade o fato abordado, a história é contada de forma detalhada, podendo explorar as causas, consequências e etc. Geralmente a reportagem é encontrada com mais frequência em programas e revistas especializadas e aparece com menos frequência em noticiários.

São características da reportagem:

● Flexibilidade narrativa para apresentar os dados e informações (não precisa

necessariamente seguir a estrutura do lide, pirâmide invertida).

● Maior tempo de produção, se comparada com a notícia;

● Possibilidade de uso de múltiplos recursos audiovisuais para complementar o

conteúdo, como vídeos, áudios, fotos, ilustrações, infográficos, etc;

● Relatos humanizados da história a ser contada para o receptor;

● Texto extenso, com detalhamentos e desdobramentos a respeito do fato inicial;

Formato Jornalístico: Entrevista

Ao fazer a apuração para uma matéria, é preciso entrevistar diversas fontes para

conhecer versões distintas do fato principal e novos olhares a respeito da notícia ou da

reportagem em produção. Entretanto, também existe o formato entrevista: quando a entrevista assume o papel de protagonista e é publicada de forma individualizada na grade jornalística.

A entrevista, como formato jornalístico, será a transcrição ou apresentação

audiovisual das perguntas realizadas pelo jornalista e das respostas, em sequência, informadas pelo entrevistado. Portanto, ela é distinta da entrevista realizada apenas para obter informações para uma notícia ou reportagem, porque traz um destaque maior para o entrevistado, realiza múltiplas perguntas e explora com um detalhamento mais aprofundado o assunto central em questão. É muito comum que as entrevistas sejam divididas em blocos de acordo com os temas que serão abordados. Isso facilita a compreensão do leitor a respeito das respostas ali obtidas. Ademais, as entrevistas permitem tanto conhecer melhor a personalidade de um indivíduo quanto às suas ideias a respeito de uma temática específica.

Gênero Jornalístico Opinativo

O gênero jornalístico opinativo tem como função expor os pontos de vista do veículo de comunicação, do jornalista ou de um convidado especial, de forma sinalizada nos programas e produtos jornalísticos. Assim, o receptor poderá conhecer opiniões distintas, o que o auxiliará na consolidação da sua própria percepção sobre o tema em pauta.

O gênero opinativo é composto pelo editorial, pelo artigo, pela coluna, pelo comentário, pela resenha, pela caricatura, pela carta e pela crônica.

Quais são os formatos que fazem parte do gênero opinativo?

Formato Jornalístico: Editorial

O editorial é um conteúdo jornalístico produzido pelo veículo de comunicação, que apresenta seu ponto de vista enquanto empresa a respeito de temas de relevância social que, na maioria das vezes, foram abordados na mesma edição na qual o editorial é publicado. O editorial expressa a opinião do veículo, mesmo que seja escrito pelo seu diretor, editor-chefe (não deve transmitir as ideias do profissional, inclusive nos casos nos quais sua percepção é distinta da publicada pelo veículo).

O editorial é considerado um espaço “nobre” no jornal ou revista e, assim, deve ser escrito com um elevado critério de qualidade e de correção. No editorial, o veículo fala diretamente com os receptores e esclarece a sua opinião, que deve estar de acordo com os seus princípios editoriais e valores enquanto empresa jornalística. Dessa maneira, o editorial costuma ser publicado nas primeiras páginas dos jornais e revistas, antes mesmo que o leitor acesse os conteúdos. É uma forma de incitar uma reflexão a respeito dos assuntos que serão abordados naquela edição.

Formato Jornalístico: Artigo

O artigo é um texto de opinião escrito por um jornalista ou especialista de outra área de atuação e costuma aparecer com maior frequência em veículos impressos ou jornais e portais digitais. Assim, o autor desenvolverá uma linha de argumentação sobre determinado tema sobre o qual tem domínio e apresentará a sua opinião para o leitor.

Formato Jornalístico: Coluna

É um formato muito similar ao artigo, porque contempla conteúdos argumentativos escritos por um jornalista ou especialista. No entanto, a coluna é uma produção recorrente: alguns autores possuem seções reservadas nos veículos de comunicação para publicar o seu conteúdo. O contrato realizado por um jornal poderá especificar que o colunista publicará o seu conteúdo semanalmente, sempre às sextas-feiras, por exemplo. Assim, o leitor tem como saber em quais dias da semana e com qual periodicidade terá acesso a um texto escrito por aquele autor no veículo de comunicação.

Formato jornalístico: Comentário

O comentário é uma expressão mais breve de um jornalista renomado, conhecido pelo público e com grande relevância no cenário da mídia a respeito de um acontecimento. Portanto, é muito comum vermos comentários na televisão e no rádio: um exemplo frequente são os jornalistas especializados em política, que comentam no final do dia os desdobramentos das principais notícias sobre o assunto.

Formato Jornalístico: Resenha

O objetivo da resenha é interpretar, avaliar e desenvolver críticas e sugestões a respeito de obras artísticas, informando ao receptor sobre as suas características principais e expressando as percepções do autor sobre a obra com a qual ele entrou em contato.

Formato Jornalístico: Caricatura

A caricatura é um formato jornalístico que utiliza o humor e os recursos visuais para satirizar e destacar determinadas características de personalidades. Assim, a caricatura é usada por jornalistas e ilustradores como uma maneira de expressar suas opiniões e percepções. Elas representam uma forma de crítica social e de interpretação sobre as pessoas de destaque em uma sociedade, sejam elas celebridades ou autoridades políticas, por exemplo. Assim, a caricatura é facilmente encontrada em produtos jornalísticos como jornais e revistas impressas, internet, quadros em programas televisivos, etc.

Formato Jornalístico: Carta do Leitor

A carta do leitor é uma forma de participação do receptor das informações no veículo jornalístico. As redações costumam disponibilizar e-mails ou telefones pelos quais os leitores podem enviar seus comentários e opiniões sobre os conteúdos publicados pela empresa de comunicação. Na edição seguinte, algumas cartas serão selecionadas e publicadas para que os outros leitores (e não apenas o autor da carta) conheçam a percepção social sobre os temas abordados.

Formato Jornalístico: Crônica

A crônica é um texto curto que tem como assuntos principais as situações rotineiras do

cotidiano: a partir delas, a narrativa é construída para apresentar a opinião e a reflexão do seu

autor. Assim, trata-se de um formato marcado pelo conteúdo breve, com flexibilidade na

linguagem literária e simples em relação às temáticas abordadas. Ao escrever uma crônica, o

autor exercita uma sensibilidade e um olhar atento para relatar, de forma pessoal, fatos e

acontecimentos percebidos por ele que podem, de alguma maneira, agregar valor à vida do

leitor.

Gênero Jornalístico Interpretativo

O gênero interpretativo inclui formatos jornalísticos que incitam e estimulam uma

capacidade ativa de interpretação por parte do receptor e também do jornalista. Esse gênero tem como papel principal educar e esclarecer o leitor de forma mais aprofundada a respeito dos assuntos do seu interesse. Assim, o jornalismo interpretativo está relacionado à realização de extensas investigações e análises especializadas, com o objetivo de produzir um conteúdo amplo e qualificado para o receptor.

Quais são os formatos que fazem parte do gênero jornalístico interpretativo?

Formato Jornalístico Dossiê

O dossiê é um formato jornalístico que auxilia na compreensão das notícias, ao apresentar um mosaico com dados ilustrados, mapas, tabelas e outros elementos visuais. Assim, ele apresenta detalhes que fazem parte da matéria completa, mas de uma forma que permite ao leitor compreendê-los com maior facilidade.

Formato Jornalístico Perfil

O perfil é um texto jornalístico que tem como objetivo retratar a vida de uma pessoa com um olhar externo, ao colocar a história do indivíduo em si como objeto de apuração. Portanto, o jornalista deve realizar um extenso trabalho de pesquisa e de investigação e transformar esse conteúdo em um relato condensado para que o receptor conheça mais informações sobre quem é retratado no perfil.

Formato Jornalístico Cronologia

A cronologia é um formato muito utilizado pelos jornalistas que explica, de forma cronológica, a ordem na qual os acontecimentos relatados nas matérias ocorreram.

Formato Jornalístico Enquete

Na enquete são selecionados entrevistados de forma aleatória. Ela pode ser feita por uma equipe de reportagem presente em um lugar com grande fluxo de pessoas, por exemplo, na qual os jornalistas realizam perguntas breves para quem passa pelo local. Há também a enquete digital, que normalmente é realizada em portais de notícias ou blogs jornalísticos, para aferir a opinião popular de forma estatística sobre determinado assunto.

Gênero Jornalístico Diversional

O gênero diversional corresponde a conteúdos destinados à distração do leitor, mas que, ao mesmo tempo, em nada deixam a desejar em termos de veracidade das informações e de seu conteúdo. Trata-se, naturalmente, de um tipo de texto voltado à apreciação do público, que tem a possibilidade de ocupar seu tempo livre com a leitura de tais relatos.

Quais são os formatos que fazem parte do gênero jornalístico diversional?

Histórias de interesse Humano

As histórias de interesse humano são narrativas jornalísticas sobre fatos verídicos que expressam um grande apelo emocional, ou seja, têm o poder de tocar as emoções das pessoas que as conhecem. Elas são transmitidas ao receptor pelo jornalista a partir do uso de recursos literários, como a narração e o clímax.

História Colorida

A história colorida pode ser definida como relatos que têm como foco explorar as características e detalhes de um determinado fato e normalmente são utilizados em conjunto com outros formatos jornalísticos.

Gênero Jornalístico Utilitário

A principal função do gênero utilitário é auxiliar as pessoas a tomar decisões rápidas e fazer escolhas no seu dia a dia. Assim, seus formatos apresentarão informações convenientes ao receptor, ajudando-o em atividades cotidianas.

Quais são os formatos que fazem parte do gênero jornalístico Utilitário?

Formato Jornalístico Indicador

O indicador é um formato que apresenta dados estatísticos relevantes para a audiência,

como a previsão do tempo, por exemplo.

Formato Jornalístico Cotação

A cotação é utilizada para demonstrar as variações mercadológicas na área econômica, como em relação aos preços praticados no mercado agrícola e as pontuações da Bolsa de Valores.

Formato Jornalístico Roteiro

O roteiro é frequentemente encontrado nas seções jornalísticas de conteúdo cultural, como indicações para o consumo de bens simbólicos (como passeios, turismo, arte, etc).

Formato Jornalístico Serviço

O serviço é um formato bem flexível a partir do qual o veículo de comunicação presta um serviço de forma direta para o seu público, ao informar como adquirir determinados produtos ou explicar dúvidas dos seus leitores. Na maioria das vezes, o serviço está relacionado à proteção dos direitos do cidadão em relação às empresas públicas e privadas.

Compartilhar Publicação:

Victor Nunes

Autor dos artigos do blog, profissional de marketing e comunicação na administração pública federal.

Publicações Recentes

  • All Post
  • Administração Geral e Pública
  • Comunicação
  • Direito
  • Geral
  • Legislação
Edit Template